11/01/2023 Por Anabol Loja 0

Suplementos dietéticos podem causar lesões hepáticas

Suplementos dietéticos contendo extrato de Garcinia cambogia (G. cambogia) levaram a lesões hepáticas que eram clinicamente indistinguíveis das lesões do chá verde, revelou uma análise do Drug-Induced Liver Injury Network.

Entre mais de 1.400 casos documentados de lesão hepática induzida por drogas de 2004 a 2018, houve 22 casos relacionados a suplementos de G. cambogia com ou sem chá verde e destes, 91% necessitaram de hospitalização por lesão hepática hepatocelular com icterícia, um paciente precisou de um transplante e dois morreram, relatou Victor Navarro, MD, do Einstein Healthcare Network na Filadélfia, e colegas da Clinical Gastroenterology and Hepatology.

O alelo imunomediado HLA-B*35: 01 foi mais frequentemente detectado entre pacientes com lesões hepáticas por suplementos contendo G. cambogia sozinho (60%), em comparação com grupos de controle daqueles com lesões por outros tipos de suplementos dietéticos ou convencionais drogas.

“Embora a frequência do alelo tenha sido menor do que o relatado recentemente com lesão hepática associada ao chá verde (72-90% dependendo da pontuação de causalidade), o padrão hepatocelular de elevações enzimáticas e curso moderado a grave com icterícia aumenta a possibilidade de G. A lesão hepática por cambogia é imunomediada e ocorre em indivíduos predispostos”, escreveram Navarro e coautores. “No entanto, esta associação precisa ser confirmada.”

O tempo médio para atingir os níveis de bilirrubina total não variou entre os grupos, mas o tempo médio para a melhora da bilirrubina total foi menor entre os pacientes com lesões relacionadas a G. cambogia:

  • Suplementos de G. cambogia: 10 dias
  • Suplementos de chá verde: 17 dias
  • Outros suplementos: 13 dias

Os valores de pico da aminotransferase também foram maiores no grupo G. cambogia versus controles.

Em comparação com as lesões hepáticas causadas por suplementos com infusão de chá verde, aqueles atribuíveis a G. cambogia por si só não diferiram nas características clínicas ou histológicas ou nos testes bioquímicos, observaram os autores, nem houve diferenças na demografia dos pacientes. O grupo de Navarro observou que G. cambogia costuma ser comercializado com chá verde e que talvez os dois “sejam aditivos ou sinérgicos em seus efeitos adversos em indivíduos geneticamente suscetíveis”.

“Antes de iniciar qualquer suplemento, encorajo meus pacientes a discutir o produto comigo para que possamos discutir a segurança e possivelmente considerar estratégias alternativas”, disse Michelle T. Long, médica do Boston Medical Center, que não esteve envolvida neste estudo.

“Alguns indivíduos experimentaram lesão hepática 12 meses após tomar Garcinia cambogia ou suplemento contendo HCA [ácido hidroxicítrico], o que destaca a necessidade dos pacientes manterem um controle cuidadoso de todos os produtos que usam, mesmo por um longo período de tempo”, disse.

“G. cambogia foi usado principalmente por mulheres jovens, principalmente brancas e hispânicas, que estavam com sobrepeso, mas não obesas”, disseram os autores. “A menos que o clínico persiga ativamente as perguntas durante a obtenção da história clínica, G. cambogia como o agente implicado para lesão hepática pode ser facilmente esquecido. Essa situação enfatiza a necessidade dos médicos indagarem sobre o uso de suplementos fitoterápicos e dietéticos em todos os casos de hepatite aguda.”

Long acrescentou que os médicos também devem perguntar aos pacientes sobre os suplementos que eles não estão mais tomando se houver suspeita de lesão hepática induzida por drogas.

Garcinia cambogia, ou tamarindo do Malabar, é uma fruta nativa de partes da Índia e do sudeste asiático. A casca contém HCA, que tem sido comercializado como um produto natural para emagrecer, entre outras alegações benéficas. O uso do extrato em suplementos dietéticos tem sido associado a lesões hepáticas.

Detalhes do estudo

Para o estudo, os pesquisadores avaliaram 1.418 participantes do Drug-Induced Liver Injury Network, um estudo de consórcio de centros médicos do NIH, que foram inscritos de 2004 a 2018 e tinham “lesão hepática provável, altamente provável ou definitiva induzida por drogas”. Os pacientes foram incluídos se sua lesão hepática foi mantida dentro de 6 meses da inscrição e confirmada por exames de sangue.

Entre os 22 casos de lesão hepática por G. cambogia, o produto foi consumido sozinho em cinco casos, e foi combinado com chá verde em 16 casos e com outro suplemento de ervas, Ashwagandha, em um caso. Os grupos de controle envolveram pacientes com lesão hepática devido a suplementos de chá verde, de outros suplementos de esteroides não anabolizantes ou de drogas convencionais.

A idade média no grupo de G. cambogia era de 35 anos (variação de 17 a 54), mais da metade eram mulheres, a maioria estava com sobrepeso, 64% identificados como brancos e 41% identificados como hispânicos. O acompanhamento ocorreu em 6 meses. O início médio desde a ingestão de G. cambogia até a lesão hepática foi de 51 dias.

Erupção cutânea ou febre também ocorreram em três dos pacientes de G. cambogia. Sete pacientes tiveram lesão hepática grave, 13 tiveram lesão moderada e dois casos foram fatais. Dois dos 19 pacientes sobreviventes sofreram lesão hepática crônica induzida por drogas.

As limitações do estudo incluíram a incapacidade de testar quimicamente todos os suplementos, reconheceram os autores. Eles também observaram que G. cambogia tem um longo período de latência, de até um ano, o que “pode ​​tranquilizar falsamente os pacientes e os médicos que tratam esses pacientes sobre G. cambogia como um agente implicado.”